terça-feira, 10 de dezembro de 2019

ESPECIAL REVISTA ÉPOCA - PERSEGUIÇÃO À TERREIROS NO RIO: UM PASSADO AINDA VIVO NO PRESENTE

"PEQUENA ÁFRICA"

Prédio que abrigava o terreiro de Tito Dinis, na Rua Senador Pompeu, 165, no centro do Rio. O pai de santo foi preso ao menos três vezes por policiais sob suspeita de “feitiçaria”, em 1889, 1894 e 1897.

ESPECIAL REVISTA ÉPOCA - OBJETOS SAGRADOS APREENDIDOS COMO "EVIDÊNCIA DE CRIME"

Custodiadas no Museu da Polícia, no prédio em que funcionou o Dops, peças sacras apreendidas em terreiros passarão a ficar sob a guarda do Museu da República.


ESPECIAL REVISTA ÉPOCA - UM PEQUENO RESUMO SOBRE AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS DO CANDOMBLÉ E DA UMBANDA

CANDOMBLÉ


     O Candomblé é uma junção direta de diversos cultos africanos trazidos pelos negros escravizados da África desde o período em que o Brasil era colônia de Portugal. Acredita-se que tenha surgido com esse nome na Bahia e depois espalhou-se pelo Nordeste e, dali, para o restante do Brasil. Como é uma mistura de culturas de diferentes povos, essa religião não é praticada de maneira única.

ESPECIAL REVISTA ÉPOCA - PARTE 3 - INTOLERÂNCIA RELIGIOSA HOJE

Se antes as religiões de matriz africana eram perseguidas pelas forças do Estado, hoje o inimigo é outro. Mesmo que seja crime a discriminação ou o preconceito contra religiões, a violência continua. Dados de 2018 do Ministério dos Direitos Humanos mostram que o país registra uma denúncia de intolerância religiosa a cada 17 horas. No Rio de Janeiro a situação não é diferente: o estado possui 12% de todas as denúncias do país. Sendo que as principais vítimas são os seguidores de religiões de matriz africana. Do total de registros entre 2011 e 2018, 54% das 244 denúncias são relacionadas a cultos como a umbanda e o candomblé.

ESPECIAL REVISTA ÉPOCA - PARTE 2 - PERSEGUIÇÃO ÀS RELIGIÕES AFRICANAS EM OUTROS ESTADOS

     

O processo pelo qual o Rio está passando já ocorreu em outros estados, o que se tornou até um precedente importante para a transferência do acervo. Em 2015, após um acordo fechado entre o Instituto Geográfico Histórico da Bahia e o terreiro de Mokambo, foi feita uma inédita restituição de uma “cadeira de mando” apreendida nos anos de repressão estatal naquele estado.

ESPECIAL REVISTA ÉPOCA - PARTE 1 - REPRESSÃO HISTÓRICA À UMBANDA E CANDOMBLÉ


quarta-feira, 20 de novembro de 2019

NOTA DE FALECIMENTO: ROBERTO CARLOS ZANGRANDE

     É com triste pesar que comunicamos a passagem de Roberto Carlos Zangrande, um irmão de fé que tivemos a honra de conhecer, conviver e admirar... Admirar com certeza,  pois foi uma pessoa de grande amor ao próximo, amigo para todas as horas.

     Umbandista nato, Presidente da Federação Ordem de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo - FOUCESP, foi um grande ativista e fervoroso defensor da Umbanda, que o fez com muita luta, incentivando os Umbandistas a professar sua fé.

     Vai com Deus, obrigado por tudo, sentiremos muito a sua falta!

     Olhe por nós daí onde estás!

     A família Mensageiros de Aruanda expressa seus profundos sentimentos!

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

UMBANDA COMPLETA 111 ANOS EM 15 DE NOVEMBRO


     Religião afro-brasileira, a Umbanda completa 111 anos de nesta sexta-feira (15), no mesmo dia em que é comemorado o Dia da Proclamação da República. 

     De acordo com o último Censo, cerca de 500 mil pessoas estão ligadas à religião no Brasil. O número, no entanto, pode ser maior.

     A religião foi criada pelo médium Zélio Fernandino, no Rio de Janeiro. Aos 17 anos de idade, ele dirigiu a primeira sessão da Umbanda, em 1908.

     No dia 8 de novembro de 2016 a umbanda entrou para a lista de patrimônios imateriais do Rio de Janeiro. O decreto foi assinado pelo prefeito Eduardo Paes, no Diário Oficial do município. 

     Após estudos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), o reconhecimento foi realizado pela necessidade de políticas públicas de respeito à diversidade religiosa, além de lembrar a importância de reflexões sobre as religiões de origem africanas. De acordo com o IRPH, as religiões de origem africana tão celebradas no Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, são valorizadas no Cais do Valongo, redescoberto e aberto à exposição pública em 2012 na Zona Portuária do Rio.




SARAVÁ A UMBANDA!
SARAVÁ A TODOS!
AXÉ, AXÉ, AXÉ...

SALVE A UMBANDA SAGRADA: DIA 15 DE NOVEMBRO


     O Dia Nacional da Umbanda é comemorado anualmente em 15 de Novembro.

     A data celebra a religião da Umbanda, considerada totalmente brasileira e criada a partir de características e misturas de crenças do catolicismo, espiritismo e demais religiões de origens africanas e indígenas.

     Os umbandistas sofreram preconceito e discriminação por causa da religião no Brasil. Muitos associavam suas práticas umbandistas como satânicas.

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

JAMAIS UTILIZE O NOME DE EXU PARA INTIMIDAR ALGUÉM


     Lamentavelmente, há ainda aqueles que usam o nome dos guias indevidamente para obter vantagens sobre os outros, em especial o nome dos Exus e Pombagiras.

     Frases do tipo “não mexe comigo que eu tenho Exu", “se você não me contar a Cigana conta", para não dizer de verdadeiras ameaças realizadas. 

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

QUANDO A RECLAMAÇÃO É MAIS IMPORTANTE QUE A EVOLUÇÃO...

REFLEXÃO

     Porque você reclama do seu irmão de santo?

     Será que ele só tem defeitos? Você é tão perfeito assim?

     Quando se ocupa muito tempo em ver as imperfeições do outro, você perde seu tempo em melhorar as suas imperfeições.

INCORPORAÇÃO E IRRADIAÇÃO: A DIFERENÇA!


CONHECIMENTOS DA UMBANDA SAGRADA

     O ato de incorporar não é simples. Um espírito não “entra” no médium como se entra em um carro. 

     Na verdade, a plena incorporação leva tempo e precisa estabelecer outros processos anteriores. 
     
Um deles é a irradiação.

sábado, 26 de outubro de 2019

ESTOU INCORPORADO MAS VEJO E OUÇO TUDO! ESTOU FINGINDO?

ENSINAMENTO DE UMBANDA: MÉDIUM CONSCIENTE

     Estou incorporado mas vejo e ouço tudo! E agora será que sou eu? Será coisa da minha cabeça ou é de fato minha entidade?

     Esta é a principal dificuldade de todo médium que inicia seu desenvolvimento mediúnico...

     Sou consciente, vejo tudo, será que estou fingindo?

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

CUIDADO COM A MEMÓRIA DE SUA CASA...

Por Chico Xavier

EGRÉGORA

     O padrão vibratório de uma casa tem relação direta com a energia e o estado de espírito de seus moradores.

     O conjunto de pensamentos, sentimentos, estado de espírito, condições físicas, anseios e intenções dos moradores fica impregnado no ambiente, criando o que se chama de egrégora.

     O que poucos sabem é que as paredes, objetos e a atmosfera da casa têm memória e registram as energias de todos os acontecimentos e do estado de espírito de seus moradores.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

CHEGA! DEIXEI DE SER UMBANDISTA!


Autor desconhecido

     Uma garota postou em um grupo de Umbanda que não consegue mais acreditar na religião, que quer desistir. 

     Postei uma resposta, algumas pessoas leram e pediram que eu postasse na minha timeline.

FIZERAM "MACUMBA" PRA MIM?

Estão demandando para mim?

Mensagem de Dona Rosa Caveira...

     Esse texto é para aquelas pessoas que procuram um terreiro de Umbanda esperando ouvir aquilo que elas desejam, achando que as entidades são tolas. 

     A pessoa prejudica o outro, semeia o ódio, rancor, disputa, soberba, arrogância, vaidade, desunião, fofoca, etc. 

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

O TRATAMENTO ESPIRITUAL NA UMBANDA


     Quando você passa a frequentar as fileiras da Umbanda, inicia um processo terapêutico. Mais do que realizar pedidos diversos, esta divina religião promove um intenso e profundo tratamento espiritual. Afinal, nosso objetivo maior junto à espiritualidade é a evolução.

     As pressões do mundo contemporâneo, as desgastantes jornadas de trabalho, as limitações diversas de afeto e desejos, as questões não resolvidas do passados, o medo, a insegurança e incerteza constante, entre outros “golpes" que a vida nos dá, deixam marcas em nosso campos emocional, mental e espiritual. Por este motivo, não é incomum o indivíduo apresentar desequilíbrios em diferentes áreas de sua vida.

ATÉ ONDE VAI SUA RESPONSABILIDADE ENQUANTO MEMBRO DE UMA CASA UMBANDISTA?

Texto de Manoel A. Souza.

     Deve haver dentro de cada um de nós, a consciência de que a nossa responsabilidade espiritual não se limita a “vestir o branco”, e participar das Sessões Espíritas. Temos que nos mostrar sempre presentes e dispostos a ajudar, colaborando ativamente e financeiramente com a manutenção do nosso Terreiro, nosso "Chão". 

     O "Chão" que o acolheu! 

SILÊNCIO, TEM ESPÍRITO ENTRE NÓS...


     Um terreiro não é somente um local onde buscamos conforto de nossas dores. É um solo sagrado que resgata, ampara, acolhe e educa o ser humano. E não somente nós que temos um corpo físico, os que tem um corpo espiritual também. 

     Por esse motivo o silêncio é uma ferramenta de trabalho muito poderosa.

A DISCIPLINA É ESSENCIAL NO TERREIRO E NA SUA VIDA

     
     Um dos valores que a Umbanda mais ressalta é a disciplina. Ela é cobrada de todos, desde os pais e mães de santo, os mais antigos, os cambones, atabaqueiros, os que recém ingressam no terreiro e até mesmo das entidades incorporadas. A gira exige muita seriedade e quem não está disposto a se comprometer melhor que procure outros caminhos.

     Lembre-se de que o motivo de você estar presente é para praticar a caridade e desenvolver-se espiritualmente. Para que isto possa acontecer, é preciso acatar os ditames da espiritualidade e dirigentes.


     Se você não tiver disciplina na sua vida, dificilmente verá suas empreitadas se firmarem no tempo.

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

FESTA DE COSME E DAMIÃO - HOMENAGEM À OXUM

       Nós do C.E.U.M.A., temos o prazer de informar, que neste sábado (12/10/2019), 
teremos mais uma tão aguardada 
FESTA DE COSME E DAMIÃO!

Nesta data será feita uma homenagem a nossa tão amada 
Mamãe Oxum!

Data: 12/10
Horário: 18:00 horas