Religião afro-brasileira, a Umbanda completa 111 anos de nesta sexta-feira (15), no mesmo dia em que é comemorado o Dia da Proclamação da República.
De acordo com o último Censo, cerca de 500 mil pessoas estão ligadas à religião no Brasil. O número, no entanto, pode ser maior.
A religião foi criada pelo médium Zélio Fernandino, no Rio de Janeiro. Aos 17 anos de idade, ele dirigiu a primeira sessão da Umbanda, em 1908.
No dia 8 de novembro de 2016 a umbanda entrou para a lista de patrimônios imateriais do Rio de Janeiro. O decreto foi assinado pelo prefeito Eduardo Paes, no Diário Oficial do município.
Após estudos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), o reconhecimento foi realizado pela necessidade de políticas públicas de respeito à diversidade religiosa, além de lembrar a importância de reflexões sobre as religiões de origem africanas. De acordo com o IRPH, as religiões de origem africana tão celebradas no Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, são valorizadas no Cais do Valongo, redescoberto e aberto à exposição pública em 2012 na Zona Portuária do Rio.
SARAVÁ A UMBANDA!
SARAVÁ A TODOS!
AXÉ, AXÉ, AXÉ...
SARAVÁ A UMBANDA!
SARAVÁ A TODOS!
AXÉ, AXÉ, AXÉ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo!
Ao comentar, por gentileza:
Não utilizar linguagem ofensiva, preconceituosa, racista, intolerante.
Ao postar links, preferencialmente aqueles que venham acrescentar ao conteúdo da postagem.
No mais, fique livre para expressar-se, dentro do contexto e com bom senso.
Esperamos que tenha gostado do blog e volte sempre!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.