sexta-feira, 29 de maio de 2015

LINHA DE AÇÃO E TRABALHO DOS EXUS


Escrito por Mãe Lurdes Campos Vieira

     Os Exus, enquanto Linha de Esquerda na Umbanda, incorporam em seus Médiuns e dão consultas gratuitas, aconselhando, orientando, defendendo, ajudando a superar suas dificuldades materiais ou espirituais, familiares, profissionais etc., mas, sempre a partir de sua visão cósmica das situações, de seu senso e de seu entendimento pessoal de como deve proceder para atender a quem o solicitou. 
     Os Exus que incorporam estão aprendendo a usar os instrumentos colocados à sua disposição e vão se aperfeiçoando e acelerando sua evolução. Eles tomam a defesa de seus médiuns quando algo ou alguém os está prejudicando.

     No aspecto geral, Exu rege sobre a vitalidade dos seres e, no particular, sobre o vigor sexual. Ele é portador de um poderoso mistério, ligado à sexualidade masculina. 

     Mas, se Exu transpira vigor por todos os seus sentidos, não vibra o fator estímulo, iniciativa, expressando apenas os desejos alheios, seja de seus Médiuns, seja dos que o evocam ou oferendam. 

     Por não vibrar esse fator, não toma iniciativas próprias e polariza com Pombo-Gira, que emana o fator desejo, o qual, se juntando com o fator vitalidade, estimula os seres a tomar suas próprias iniciativas. 

     Exu e Pombo-Gira são indispensáveis um para o outro.

     Exu é o mais humano dos mistérios de Umbanda, porque reflete em si a natureza emotiva do seu Médium, no qual ele se manifesta e incorpora. 

     Embora aparentemente seja punidor, na verdade ele atua como agente esgotador de negativismos ou criador de estímulos que ativam o emocional humano, induzindo o ser a mover-se em busca do "alto". 

     É regido pelo mistério "Trono Neutro", que não é bom nem mau, e responde segundo é invocado. 

     Através do seu fator vitalizador, ele tanto vitaliza como desvitaliza os mistérios dos Orixás: amor, conhecimento, religiosidade, geração, equilíbrio, ordem e evolução.

Saravá os Exus!
Laroyê Exu!
Exu é Mojubá!
Saravá a Umbanda!
Axé...


Fonte: Acervo Pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!

Ao comentar, por gentileza:
Não utilizar linguagem ofensiva, preconceituosa, racista, intolerante.

Ao postar links, preferencialmente aqueles que venham acrescentar ao conteúdo da postagem.

No mais, fique livre para expressar-se, dentro do contexto e com bom senso.

Esperamos que tenha gostado do blog e volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.