quarta-feira, 13 de maio de 2015

A FALANGE DA HUMILDADE: PRETOS-VELHOS NA UMBANDA SAGRADA

Por Rodrigo Correia dos Santos

Texto publicado originalmente no Jornal de Umbanda Sagrada

13 DE MAIO

     Na Umbanda, comemora-se o dia dos saudosos e fraternos Pretos-Velhos e Pretas-Velhas. Essa data é um dia histórico pela Abolição da Escravidão. Princesa Isabel assinou o documento que libertaria todos os escravos na época Brasil-Colônia.

     Escravos, esses, humildes, um povo alegre, solidário, com uma bagagem mística incrível. Os pretos-velhos são a imagem da humildade, da fraternidade e do carinho, batizados alguns como vovó, vovô, pai, mãe, nego, nega. Essa corrente é a mais Africana da Umbanda, onde mirongas, rezas, benzeduras, fazem parte do seu ritual.

     A alegria toma conta dos Terreiros nas sessões onde eles atuam forte. Para os estudiosos, foram batizados com “psicólogos” dentro da religião. Sempre se referem aos seus consulentes com respeito, com um sorriso meigo no rosto, onde a principal característica é o saber “ouvir”, pregando sempre a humildade, o respeito, o amor com o próximo.

     Esses espíritos, em terra, sofreram muito, mas, no plano espiritual, tiveram todas as respostas e descobriram que a missão deles teria que passar por todas aquelas provações.

     Preto-Velho pode ser de Congo, de Guiné, de Angola, Ketu. Eles carregam os mistério das famosas mirongas, os famosos segredos das rezas e benzeduras em si. Fartos conhecedores da vida, no plano espiritual, atuam em todas as áreas.

     Os médiuns muito ligados à linha dos Pretos-Velhos, com essa energia forte de frente, são ótimos médiuns de cura, quebra-demanda, benzedores. Chamam atenção facilmente pela sua forma de tocar e conduzir a sessão de atendimento espiritual.

     Maio é o mês de colocarem fogo nos cachimbos, colocarem café nas canecas, preparar o famoso bolo de fubá que os saudosos espíritos da linha de Yorimá estão trazendo seus patuás e sua proteção. Que todos possam ser abençoados por essa maravilhosa corrente das almas.

Saravá os Pretos-Velhos!
Cacurucaia!
Adorei as Almas!
Saravá a Umbanda!
Axé...


Fonte: Jornal de Umbanda Sagrada, Ed. 168, Maio 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!

Ao comentar, por gentileza:
Não utilizar linguagem ofensiva, preconceituosa, racista, intolerante.

Ao postar links, preferencialmente aqueles que venham acrescentar ao conteúdo da postagem.

No mais, fique livre para expressar-se, dentro do contexto e com bom senso.

Esperamos que tenha gostado do blog e volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.