sábado, 18 de abril de 2015

23 de Abril - Dia de SÃO JORGE GUERREIRO

   
     De acordo com a lenda de São Jorge, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, que é uma região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da Turquia. Quando criança, se mudou para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha. Sua mãe, ela própria originária da Palestina, Lida, possuía muitos bens e o educou com esmero. Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade — qualidades que levaram o Imperador a lhe conferir o título de conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Nicomédia, exercendo a função de Tribuno Militar.

     Nesse tempo sua mãe faleceu e ele, tomando grande parte nas riquezas que lhe ficaram, foi-se para a corte do Imperador. Jorge, ao ver que urdia tanta crueldade contra os cristãos, parecendo-lhe ser aquele tempo conveniente para alcançar a verdadeira salvação, distribuiu com diligência toda a riqueza que tinha aos pobres.

     O Imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos e no dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os romanos deviam se converter ao cristianismo.

     Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo. Indagado por um cônsul sobre a origem dessa ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da Verdade. O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: “O que é a Verdade?”. Jorge respondeu-lhe: “A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade.”

     Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio aos poucos ganhado notoriedade e muitos romanos tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do Imperador, que se converteu ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia (Ásia Menor).
     Os restos mortais de São Jorge foram transportados para Lida (Antiga Dióspolis), cidade em que crescera com sua mãe. Lá ele foi sepultado, e mais tarde o Imperador cristão Constantino mandou erguer suntuoso oratório aberto aos fiéis, para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente.

     Pelo século V, já havia cinco igrejas em Constantinopla dedicadas somente a São Jorge. Apenas no Egito, nos primeiros séculos após sua morte, construíram-se mais quatro igrejas e quarenta conventos dedicados ao mártir. Na Armênia, em Bizâncio, no Estreito de Bósforo na Grécia, São Jorge era inscrito entre os maiores santos da Igreja Católica.

Considerado o Santo com mais devotos no Brasil, São Jorge, para os católicos e sincretizado na Umbanda como Ogum, sua história mostra porque é considerado o protetor vencedor de demandas.

     Desde o momento em que os antigos indígenas tomaram contato com as tradições religiosas dos colonizadores portugueses, passou a ocorrer fenômeno do sincretismo. Os africanos, aqui trazidos como escravos, não podiam realizar seus rituais. Para continuar professando sua fé, não puderam fazer outra coisa senão relacionar seus Orixás aos Santos Católicos dos senhores brancos.
   
     A Umbanda conseguiu juntar as práticas populares com o cristianismo e as influências negras, mantendo o sincretismo religioso. 

     Orixás são energias de grande vibração, divindades que cuidam dos seres que habitam o planeta, crescem e evoluem constantemente. Por serem responsáveis pela evolução do Planeta, estão mais próximos de nós. Os santos foram pessoas como nós, que um dia viveram na Terra e estiveram sob a tutela dos Orixás. Dizer que Ogum é São Jorge seria limitar sua força de Orixá, comparando a de um santo. Devemos sim, considerar que São Jorge tenha sido um "soldado" de Ogum.

ORAÇÃO A SÃO JORGE

     Chagas abertas, Sagrado Coração todo amor e bondade, e sangue do meu Senhor Jesus Cristo no corpo meu se derrame , hoje e sempre.

     Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge.

     Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem , tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal.

     Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem.
     Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina Graça, a Virgem Maria de Nazaré me cubra com o seu sagrado e divino Manto, me protegendo em todas as minhas dores e aflições, e Deus com sua Divina Misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos, e o glorioso São Jorge, em nome de Deus, em nome de Maria de Nazaré, em nome da falange do Divino Espírito Santo, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, do poder dos meus inimigos carnais e espirituais e de todas as sua más influências, e que debaixo das patas do seu fiel ginete, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vó , sem se atreverem a ter um olhar sequer, que me possa prejudicar.

Assim seja com o poder de Deus e de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

Amém.

Saravá São Jorge Guerreiro!
Saravá Senhor Ogum!
Axé...

Fonte: Acervo pessoal, lilamenez.wordpress.com, iansaguerreiraezepilintra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!

Ao comentar, por gentileza:
Não utilizar linguagem ofensiva, preconceituosa, racista, intolerante.

Ao postar links, preferencialmente aqueles que venham acrescentar ao conteúdo da postagem.

No mais, fique livre para expressar-se, dentro do contexto e com bom senso.

Esperamos que tenha gostado do blog e volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.