sábado, 18 de abril de 2015

19 de Abril - Dia de SANTO EXPEDITO

    

    Santo Expedito foi martirizado na Armênia. Ele era militar, foi decapitado no dia 19 de abril de 303, sob o imperador Dioclesiano, que subira ao trono de Roma em 284.
     A existência de Santo Expedito é verdadeira. Armênio, nascido em uma pequena cidade chamada Melitene, participava da 12ª. Legião, denominada “Fulminante”, desde os tempos de Marco Antônio. Esta Legião tinha a missão de defender o império romano dos bárbaros asiáticos. Outros oficiais cristãos de seu exército foram supliciados e mortos na perseguição realizada pelo Imperador Diocleciano.
     A Armênia é uma região da Ásia Ocidental situada ao sul do Cáucaso entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, nas margens nos rios Tigre e Eufrates. De acordo com as escrituras (Genesis 8.6), foi sobre as montanhas armênias do Ararat que a Arca de Noé pousou quando as águas do dilúvio abaixaram.

     O Imperador Diocleciano subiu ao trono em 284. Por seu caráter, parecia oferecer aos cristãos garantias de benevolência, pois havia em seu palácio liberdade de religião, sendo inclusive sua esposa Prisca e sua filha Valeria, cristãs.

     Mas sob a influência do seu genro Galero, pagão convicto, determinou a perseguição dos cristãos, ordenando a destruição de igrejas e livros sagrados, a cassação de assembleias cristãs e abjuração de todos os cristãos. Galero e sua mãe, também pagã, conseguiram convencer Diocleciano que o cristianismo conspirava contra a augusta pessoa do Imperador.

     Diocleciano empreendeu a última maior perseguição aos cristãos, uma verdadeira hecatombe, envolvendo membros de sua própria família e servidores de seu palácio. Somente em 324, com a retomada do poder pelo Imperador cristão Constantino, é que por fim tais terríveis perseguidores cessaram. Na mesma época também foram supliciados o pretor Sebastião, o legionário Jorge, nossos grandes conhecidos

     Segundo a história, ele levava uma vida devassa; mas um dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. Foi então que lhe apareceu o Espírito do mal, em forma de corvo, e lhe segredou “cras….! cras….! cras….!” que quer dizer: amanhã…! amanhã…! amanhã…!, isto é deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie sua conversão!

     Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o, gritando: HODIE! Quer dizer: HOJE! Nada de protelações! É pra já! É por isto que o Santo Expedito é invocado nos casos que exige solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderia causar prejuízo.

     A piedade popular vê neste símbolo, a prontidão com que Santo Expedito quer acolher as preces dos fiéis que recorrem a sua intercessão, daí ser título de patrono das "Causas Urgentes".

    Todos os historiadores estão de acordo na fixação da época e local em que Santo Expedito morreu pela fé. Mas tal não acontece quando se trata de seu nome e da significação que convém dar-lhe.

     Aliás, pode-se indagar se se trata de um nome propriamente dito ou de um apelido ligado, seja à sua pessoa, ou mesmo a toda a legião de que era o chefe.

     As opiniões diferem. Primeiramente é conveniente ressaltar que havia no exército romano duas espécies de soldados: o "expeditus" e o "impeditus".

     O "expeditus" era assim chamado porque tinha um armamento leve e desembaraçado de toda a carga de que era encarregado o "impeditus". Toda uma parte da milícia (os "expediti"), levemente equipada, podia à primeira ordem, entregar-se à defesa do território.

     Os "expediti" formavam, assim, um corpo inteiro ao qual teria pertencido Santo Expedito. Uma pura coincidência teria favorecido o relacionamento do nome do Santo com o das tropas que ele comandava. Neste caso, "Expeditus" ter-se-ia em seguida tornado um nome próprio. É uma primeira interpretação.

     Mas a opinião mais difundida e que repousa sobre outros casos semelhantes, freqüentes em todas as regiões e em todas as línguas, acha que "Expedito" ter-se-ia tornado o nome do Santo, porque lhe teria sido dado como apelido exprimindo perfeitamente o traço dominante de seu caráter: a presteza e a prontidão com que agia e se portava então no cumprimento de seu dever de estado e, também, na defesa da religião que professava. Era assim que os romanos davam freqüentemente a certas pessoas um apelido, que designava quer um traço de seus caráter ("Felix": Feliz; "Constans": Constante), quer o lugar que ocupavam entre os filhos de uma mesma família ("Primus": Primeiro; "Sextus": Sexto; "Octavus": Oitavo); até a cor de seus cabelos ("Rufus": Ruivo; "Niger": Negro) etc. Este apelido acabava por designá-los nominalmente, do mesmo modo que em português temos sobrenomes como: Russo, Negro, Branco, Castanho, Grande, Pequeno e até Raposo, Coelho, Leitão, etc.)

     Este nome, qualquer que seja a origem de sua significação, é suficiente para fazer reconhecê-lo. O nome condiz, em todo o caso, com a generosidade e com o ardor de seu caráter, que fizeram dele um mártir.
     Seguramente Santo Expedito é um Santo que podemos invocar com toda confiança nos "casos urgentes", sendo numerosas as graças obtidas por intercessão nessas circunstâncias.

     Mas não devemos esquecer que o melhor culto que podemos tributar-lhe não é somente invocá-lo nos "casos urgentes", e sim imitá-lo na prática generosa da virtude e do cumprimento fiel de todos os deveres do nosso estado. (Texto usado como referência, com ligeiras modificações fonte: www.angelfire.com)

     Santo Expedito não adia o seu auxílio para amanhã. Ele atende hoje mesmo, ou na hora em que precisamos de sua ajuda. Mas ele espera que também nós não deixemos para amanhã nossa conversão.

     De acordo com a Umbanda Branca, Santo Expedito seria responsável por uma das falanges da Linha de Oxalá, que ao classificar a Umbanda, divide-a em 07(sete) linhas, compondo a primeira de:

1ª Linha de Oxalá ou Linha de Santo

     Nesta linha as falanges são de Santo Antônio, São Cosme e Damião, Santa Rita, Santa Catarina, Santo Expedito e São Francisco de Assis. Esta linha é responsável por desmanchar os trabalhos de magia.


ORAÇÃO A SANTO EXPEDITO

Meu Santo Expedito das Causas Justas e Urgentes,
Socorrei-me nesta hora de aflição e desespero e
Intercedei por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo!
Vós que sois um Santo Guerreiro,
Vós que sois o Santo dos Aflitos e do Desesperados,
Vós que sois o Santo das Causas Justas e Urgentes protegei-me.
Ajudai-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido... (fazer o pedido).
Ajudai-me a superar estas horas difíceis,
Protegei-me de todos que possam me prejudicar,
Protegei minha família, devolvei-me a paz e a tranqüilidade.
Atendei ao meu pedido com urgência. Serei grato a vós pelo resto de minha vida e
Levarei vosso nome a todos que têm fé.

(Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o sinal da cruz)

ORAÇÃO A SANTO EXPEDITO II
Ó Deus, que intercessão de Santo Expedito nos recomende junto a Vossa Divina bondade, a fim de que, pelo seu auxílio, obtenhamos aquilo que nossos próprios méritos são impotentes para alcançarmos, Assim seja.

Nós Vós pedimos, Senhor, que orienteis, com Vossa graça, todos os nossos pensamentos, palavras e ações, para que eles encontrem em Vós, seu princípio e sejam por intercessão de Santo Expedito levados com coragem, fidelidade e prontidão em tempo próprio e favorável, a bom e feliz fim. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim seja.

NOVENA DE SANTO EXPEDITO

Para os que tem urgência na solução de algum problema.
Deve-se rezar durante 9 dias.

Senhor, tende piedade de mim.
Jesus Cristo, tende piedade de mim.
Senhor, tende piedade de mim.
Jesus Cristo, nos ouça.
Jesus Cristo, nos escute.

Pai Celestial, que sois Deus, tende piedade de mim.
Deus Espirito Santo, tende piedade de mim.
Santa Maria, Rainha dos Mártires, rogai por mim.
Santo Expedito, invencível atleta da Fé, rogai por mim.
Santo Expedito, fiel até a morte, rogai por mim.

Santo Expedito, que tudo perdeu para ganhar a Jesus, rogai por mim.
Santo Expedito, que foste atormentado, rogai por mim.
Santo Expedito, que pereceste gloriosamente pela espada, rogai por mim.
Santo Expedito, que recebeste do Senhor a Coroa de Justiça que é prometida a os que lhe amam, rogai por mim.
Santo Expedito, ajudante daqueles que lhe pedem coisas, rogai por mim.

Santo Expedito, patrono da juventude, rogai por mim.
Santo Expedito, auxilio dos estudantes, rogai por mim.
Santo Expedito, modelo de soldado, rogai por mim.
Santo Expedito, protetor dos viajantes, rogai por mim.
Santo Expedito, salvador dos enfermos, rogai por mim.

Santo Expedito, consolador dos aflitos, rogai por mim.
Santo Expedito, apoiador fiel dos que se apegam em vos, rogai por mim.
Santo Expedito, eu te suplico, não deixe para amanhã o que podes fazer hoje, vem em meu auxílio.
Jesus, Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, perdoe-me Senhor.
Jesus, Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, escute-me Senhor.

Jesus, Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, tendo piedade de mim Senhor.
Jesus, escute-me.
Jesus, escute minha oração.
Que minha voz chegue a ti, Senhor.

SÚPLICA A SANTO EXPEDITO

Ó Santo Expedito! Animados pelo conhecimento de que foram prontamente atendidos todos aqueles qu vos invocaram à à última hora , para negócios urgentes, nós vos suplicamos, que nos obtenha da bondade misericordiosa de Deus, por intercessão de Maria Imaculada (hoje ou no dia), a graça de (fazer o pedido) que, com toda submissão, solicitamos da bondade Divina.

Rezar Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Que Oxalá nos Abençoe!
Saravá a Umbanda!
Axé...
Fonte: Acervo pessoal, povodearuanda.wordpress.com, genuinaumbanda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!

Ao comentar, por gentileza:
Não utilizar linguagem ofensiva, preconceituosa, racista, intolerante.

Ao postar links, preferencialmente aqueles que venham acrescentar ao conteúdo da postagem.

No mais, fique livre para expressar-se, dentro do contexto e com bom senso.

Esperamos que tenha gostado do blog e volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.