terça-feira, 28 de abril de 2015

EU SOU UMBANDISTA!

Por Alexandre Cumino
(Texto publicado originalmente no Jornal de Umbanda Sagrada)

     A IDENTIDADE de “umbandista”, na maioria das vezes, é algo que deve ser criado, por meio de cultura, informação e fundamentação da fé religiosa na Umbanda.

     Se o praticante, adepto ou frequentador não se sentir “umbandista” não irá criar para si esta identidade. Temos ainda um problema no Brasil, a Igreja católica criou a identidade de “católico” mesmo para quem não frequenta e não acredita no catolicismo.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

RELIGIÃO E VIDA PSÍQUICA

   
Irei postar hoje um texto muito interessante, com um ponto de vista muito parecido com o que adquiri ao praticar nossa Umbanda querida...
     Nos mostra a necessidade ou não de se ter uma religião e de se manter ou não nela. Lembrando que o intuito deste post que irei fazer não é de colocar dúvidas e nem descrédito na cabeça do leitor, e sim tentar dar mais segurança em seus sentimentos quanto à religião e aumentar ainda mais a  de todos.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

SOU UMBANDISTA

Por Cristiam Siqueira 
(Texto originalmente publicado no Jornal de Umbanda Sagrada)

Sou umbandista,
Umbandista de coração. 
Sinto o desejo de ser sempre melhor 
E os guias do terreiro sempre me dão a mão, 
Me ensinam a ter os pés no chão, 
Me ensinam a amar o meu irmão. 

Sou umbandista,

quarta-feira, 22 de abril de 2015

PRAZER SOU OGUM!

Por David Dias

(Texto originalmente publicado no Jornal de Umbanda Sagrada)

Sou o Cavaleiro Supremo, aquele que te acompanha, te protege e te guia;

Sou aquele que, mesmo nos caminhos mais turbulentos, te cobre com o manto sagrado;

Sou aquele que ordena o que está fora do lugar;

Sou aquele que abre os caminhos quando necessário;

Sou aquele que lhe ajuda a vencer as demandas e obstáculos;

Sou aquele que luta diariamente com o seu dragão interno;

Sou aquele que anda somente por um caminho, o correto;

Sou aquele que guia sua conduta;

Sou aquele que direciona a sua caminhada evolutiva;

Sou a Lei, Sou a Ordem. 

Prazer, sou Ogum!


Saravá Senhor Ogum!
Ogunhê Meu Pai!
Jesse, Jesse Patakori Ogum!
Saravá a Umbanda!
Axé...

Fonte: Jornal de Umbanda Sagrada 167 - Abril de 2014. 

ORAÇÕES AOS ORIXÁS


Saravá Senhor Oxóssi!
Oxóssi caçador, Okê Arô!
Okê Odê, Koke Odê Maior!
Saravá a Umbanda!
Axé...

ORAÇÕES AOS ORIXÁS


Saravá Obaluaê!
Saravá Senhor Omolu!
Atotô Obaluaê!
Atotô Senhor Omolu!
Atotô Meu Pai!
Saravá a Umbanda!
Axé...

ORAÇÕES AOS ORIXÁS


Saravá Iansã!
Eparrey!
Eparrey bela Oyá!
Saravá a Umbanda!
Axé...

ORAÇÕES AOS ORIXÁS


Saravá a Rainha do Mar!
Saravá Mamãe Iemanjá!
Odociaba Iemanjá!
Saravá a Umbanda!
Axé...

ORAÇÕES AOS ORIXÁS


Saravá Pai Xangô!
Kaô Kabecilê, Xangô!
Saravá a Umbanda!
Axé...

ORAÇÕES AOS ORIXÁS


Saravá Senhor Ogum!
Ogunhê meu Pai!
Saravá a Umbanda!
Axé...

terça-feira, 21 de abril de 2015

GUIA RÁPIDO PARA O MÉDIUM SE ADEQUAR AO TRABALHO DE SEU TERREIRO

Por Marcel Oliveira

(Texto originalmente publicado no Jornal de Umbanda Sagrada)

1- Trabalhar com amor, pois, sem amor, não existe Umbanda!

2- Deixar seus problemas pessoais de lado quando for trabalhar em dias de atendimento ao público; neste dia, você é um instrumento de Olorum e deve praticar, sim, a caridade de não vibrar energias negativas durante o trabalho e, acima de tudo, confiar em sua espiritualidade com alegria e a certeza de que tudo dará certo em sua vida.

domingo, 19 de abril de 2015

PANELINHAS DO TERREIRO

Por Fabiana Carvalho


(Texto originalmente publicado na página do Jornal de Umbanda Sagrada)

     Quando um médium entra no corpo mediúnico de uma casa, normalmente chega cheio de empolgação, grandes expectativas e uma vontade gigante de desenvolver suas mediunidades, incorporar seus Guias e se aproximar dos Orixás e de Deus.

     Ele espera a semana inteira o dia da primeira Gira na Casa, ansioso por aquele momento tão especial da sua vida. Chega ao terreiro animadíssimo e prestativo, querendo ajudar a todos. Procura entrosar-se com o grupo, puxa assunto, conta de sua vida, suas experiências anteriores (boas e ruins) na Umbanda e do quanto está feliz de participar do Templo. Em pouco tempo, já encontrou irmãos com afinidades e se encaixou numa das “panelas” do Terreiro.


O QUE É SER MÉDIUM

Por Renê Castro

(Texto originalmente publicado no Jornal de Umbanda Sagrada)


SER MÉDIUM

É ter um dia daqueles e ainda ter força para vestir branco e trabalhar; 
Escutar um conselho dirigido a uma pessoa, mas entender que ele também é pra você; 
É saber pisar devagar para não se machucar.

SER MÉDIUM 

sábado, 18 de abril de 2015

23 de Abril - Dia de SÃO JORGE GUERREIRO

   
     De acordo com a lenda de São Jorge, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, que é uma região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da Turquia. Quando criança, se mudou para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha. Sua mãe, ela própria originária da Palestina, Lida, possuía muitos bens e o educou com esmero. Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade — qualidades que levaram o Imperador a lhe conferir o título de conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Nicomédia, exercendo a função de Tribuno Militar.

     Nesse tempo sua mãe faleceu e ele, tomando grande parte nas riquezas que lhe ficaram, foi-se para a corte do Imperador. Jorge, ao ver que urdia tanta crueldade contra os cristãos, parecendo-lhe ser aquele tempo conveniente para alcançar a verdadeira salvação, distribuiu com diligência toda a riqueza que tinha aos pobres.

19 de Abril - Dia de SANTO EXPEDITO

    

    Santo Expedito foi martirizado na Armênia. Ele era militar, foi decapitado no dia 19 de abril de 303, sob o imperador Dioclesiano, que subira ao trono de Roma em 284.
     A existência de Santo Expedito é verdadeira. Armênio, nascido em uma pequena cidade chamada Melitene, participava da 12ª. Legião, denominada “Fulminante”, desde os tempos de Marco Antônio. Esta Legião tinha a missão de defender o império romano dos bárbaros asiáticos. Outros oficiais cristãos de seu exército foram supliciados e mortos na perseguição realizada pelo Imperador Diocleciano.
     A Armênia é uma região da Ásia Ocidental situada ao sul do Cáucaso entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, nas margens nos rios Tigre e Eufrates. De acordo com as escrituras (Genesis 8.6), foi sobre as montanhas armênias do Ararat que a Arca de Noé pousou quando as águas do dilúvio abaixaram.

     O Imperador Diocleciano subiu ao trono em 284. Por seu caráter, parecia oferecer aos cristãos garantias de benevolência, pois havia em seu palácio liberdade de religião, sendo inclusive sua esposa Prisca e sua filha Valeria, cristãs.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

História do HINO DA UMBANDA


O texto seguir relata a história de José Manoel Alves escritor do Hino da Umbanda.

     Nascido em 05 de Agosto de 1907 em Monção, Portugal, José Manuel Alves, este Leonino, já em sua terra natal era ligado a Música, tendo dos 12 aos 22 anos tocado clarineta na Banda Tangilense, em sua cidade natal.
    
 Com pouco mais de 20 anos, em 1929, vem para o Brasil, indo residir no interior do estado de São Paulo. No mesmo ano, mudou-se para a capital paulista, ingressando na Banda da Força Pública, onde ocupou vários postos, aposentando- se como capitão.
   
  Em paralelo a esta função exerceu a carreira de compositor de Músicas Populares e, ao longo da mesma compôs dezenas de músicas as quais foram gravadas por famosos intérpretes da época: Irmãs Galvão, Osni Silva, Ênio Santos, Grupo Piratininga, Carlos Antunes e Carlos Gonzaga entre outros.
Suas composições mais famosas foram: Em 1955, Juanita Cavalcanti gravou a marcha "Pombinha Branca" de sua autoria em parceria Reinaldo Santos; em 1956, Zaccarias e sua Orquestra gravaram o dobrado "Quarto Centenário", de sua parceria com Mário Zan.
   
  Compôs ainda valsas, xotes, dobrados, baiões, maxixes e outros gêneros musicais.
   
  Em 1957, realizou sua única gravação no antigo disco de vinil, o "LP", acompanhado de sua banda, sendo a gravadora a RCA Victor.

Mas … e a Umbanda? 

ENTIDADES NA UMBANDA

 
 A todo Espírito que possui um campo de vibração astral, que possa vir a trabalhar de maneira a ajudar na Umbanda, intitulamos como Entidade. Têm como função, trazer as mensagens, a vontade e as forças dos Orixás, e assim de Deus. São Espíritos que chamamos de Guias e Protetores. Isto quer dizer que estes Espíritos deverão possuir uma vestimenta, uma roupagem fluídica para que possam se manifestar em terreiros.

     De acordo com sua evolução espiritual, esses Espíritos fazem parte de agrupamento de Espíritos, a qual denominamos como Falange, para que possam aprender, atuar e chegar à sua evolução espiritual. Lá eles permanecem até a possível volta para uma reencarnação ou a evolução para um plano espiritual superior.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

SINCRETISMO RELIGIOSO


     Este termo é bastante usado quando se trata de religiões afro-brasileiras, e significa uma miscigenação e conciliação de princípios, doutrinas e crenças de diversas práticas religiosas que resulta um processo evolutivo de muitas outras. 

     A Umbanda, por ter recebido influências de diversas culturas, não é uma religião engessada, sendo uma fusão de elementos das religiosidades Africana, Indígena, Espírita e Católica.

NANÃ


     Orixá mais velho do panteão africano, que nenhuma pesquisa conseguiu identificar suas origens.         Dona da alma do fundo dos rios, lama esta que serviu para modelar os homens, é misteriosa e também possui forte relação com a morte; pois é o nascimento, a vida e a morte. 
     Nanã é uma expressão que significa “Mãe” em diversos dialetos na África, portanto, Nanã é a mãe do destino.

Filhos de Nanã

     Os filhos de Nanã são calmos, gentis, benevolentes e agem como se tivessem a eternidade toda para tal. Tendem a viver do passado, gostam de crianças e gostam de educar com extrema doçura, assim como as avós. São pessoas que, tanto no aspecto físico como no aspecto psicológico aparentam ter mais idade. São teimosas e às vezes podem ser ranzinzas, porém agem com segurança e equilíbrio.
Cores: roxo
Habitat: calunga pequena (cemitério)
Data comemorativa: 26 de julho
Dia da semana: terça-feira
Ervas: Hortência, Folhas de Samambaia, dentre outras
Signo: Escorpião
Cores da Guia: contas roxas

Saudação: Saluba Nanã!

Saravá Nanã Buruquê!
Saravá a Umbanda!

Axé...

Fonte: Internet

OMULÚ/OBALUAÊ


     Orixá da saúde, atua sobre os doentes, hospitais e cemitérios. Senhor da morte e das doenças, costuma ser muito temido, porém da mesma forma que traz a doença, ele leva embora também. Muito respeitado, é um Orixá exigente e grande feiticeiro. 
     Omulú é a manifestação idosa de Obaluaê. 
     Os médiuns ao manifestarem a presença de Omulú, se curvam aproximando-se o máximo da terra, do chão. Representa a transformação do ser, morrer para o pequeno e renascer para o grande. 

Filhos de Omulú

     Os filhos de Omulú são pessimistas, autodestrutivos, fechados e até desajeitados. Costumam exibir seus sofrimentos e dores. Hipocondríacos, possuem forte resistência e prolongam os esforços.      Melancólicos, depressivos e amargos, são pessoa solitárias capazes de desanimar até os mais otimistas, porém às vezes podem ser doces. 
     Acreditam que são os únicos que sofrem e que ninguém os compreende. São lentos, porém firmes como rocha e não apresentam grandes ambições.
Cores: preto e branco
Habitat: calunga pequena (cemitério)
Data comemorativa: 16 de agosto
Dia da semana: segunda-feira
Ervas: Alfazema, Babosa, Coentro, Jenipapo, Musgo, dentre outras
Signo: Capricórnio
Cores da Guia: contas pretas e brancas


Saudação: Atotô!

Atotô Meu Senhor!
Saravá Senhor Omolú!
Atotô Obaluaê!
Saravá Obaluaê!
Saravá a Umbanda!
Axé...

Fonte: Internet

OXOSSI


     Oxossi é o Orixá conhecido como senhor dos caboclos e das matas. É o caçador de almas de homens e dele emana altivez. Encoraja e dá segurança a todos seus seguidores; protetor dos animais, é conhecido por aliar sua grande força com o bom senso. 
      Assim como Ogum, é um lutador, grande guerreiro, está sempre pronto para defender aqueles que se colocam sob sua guarda.

Filhos de Oxossi

      Os filhos de Oxossi são pessoas mais fechadas e reservadas. Gostam de apreciar a natureza e geralmente são muito desconfiados, mas quando confiam, são amigos para todos os momentos. São trabalhadores e conseguem manter a mesma expressão, estando felizes ou tristes, pois dificilmente exteriorizam seus sentimentos. São sempre notados, mesmo que não se esforcem para que isso aconteça.
Cores: verde
Habitat: mata fechada
Data comemorativa: 20 de janeiro
Dia da semana: quinta-feira
Ervas: Folhas de Aroeira, Folhas de Samambaia, Folhas de Palmeira, Erva Cidreira, Folhas de Laranjeira, Folhas de Maracujá, Folhas de Abacateiro, dentre outras
Signo: Touro
Cores da Guia: contas verdes


Saudação: Okê Arô!

Okê Arô, koke odê maior!
Saravá Oxóssi Caçador!
Saravá a Umbanda!
Axé...

Fonte: Internet

IANSÃ


     Iansã é a Orixá dos ventos e das tempestades. Rainha dos raios, é responsável pelas transformações e pelo combate à feitiçarias feitas aos seus seguidores. Guerreira, é conhecida também como guardiã dos mortos, pois exerce domínio sobre os eguns. 
     A força de sua magia afasta todas as influências do mal e negativas, pois tem o poder de anular os males e cargas de enfeitiçamento.

Filhos de Iansã

      Os filhos de Iansã tem porte poderoso,  costumam ter temperamento indomável, diretos nas palavras e exagerados em tudo aquilo que lhes pareça importante. Competitivos, difíceis de lidar e intensos em suas paixões.
Cores: amarelo-ouro
Habitat: bambuzal
Data comemorativa: 04 de dezembro
Dia da semana: quarta-feira
Ervas: Erva de Santa Bárbara, Cordão de Frade, Açúcena, Folhas de Rosa Branca, dentre outras
Signo: Sagitário 
Cores da Guia: contas amarelas

Saudação: Eparrei Oyá!

Eparrei bela Oyá!
Saravá Iansã!
Saravá a Umbanda!
Axé...

Fonte: Internet

XANGÔ


     Xangô é o Orixá da justiça e da sabedoria, simboliza a lei de causa e efeito, responsável a dar a quem merece o devido castigo e a vitória aos que foram injustiçados. É quem dá solução às pendências. 
     A maioria dos seguidores que recorrem ao Xangô são os que sofrem de injustiças, perseguições espirituais e materiais. Desse Orixá, emanam também o saber e a autoridade, é o protetor de todos que tem contato com as práticas da lei.

Filhos de Xangô

     Teimosos, impulsivos e conquistadores, os filhos de Xangô dificilmente aceitam opiniões contrárias às suas e estão sempre fazendo seus julgamentos e executando suas leis. São voluntariosos, enérgicos e possuem uma elevada autoestima. São conscientes de sua importância, e suas opiniões serão decisivas em qualquer discussão.
 Cores: marrom
 Habitat: pedreiras, grutas de pedras
 Data comemorativa: 30 de setembro
 Dia da semana: quarta-feira
 Ervas: Folhas de Mangueira, Erva Lírio, Folhas de Limoeira, Folhas de Café, dentre outras 
 Signo: Leão

Cores da Guia: contas marrons


Saudação: Kaô Kabecilê!

Saravá meu Pai Xangô!
Saravá a Umbanda!
Axé...

Fonte: Internet

IEMANJÁ


     Orixá mais popular do Brasil, a rainha do mar é a Mãe de todos os Orixás, é o trono feminino da geração, a protetora dos marinheiros, pescadores, das viagens pelo mar, e também sobre toda a flora e fauna marinhas. E além disso, atua no amparo à maternidade, rege de forma absoluta o lar e a família.      Dona dos mares e oceanos, águas essas que, através de sua força, tem o papel de devolver vibrações e trabalhos, pois creem que o mar devolve tudo que nele for jogado e vibrado.

Filhos de Iemanjá

     Maternais e impotentes, os filhos de Iemanjá são pessoas dignas, majestosas e fecundas. Não perdoam facilmente uma ofensa, e quando perdoam, nunca esquecem. 
     Com o rigor de uma mãe, às vezes podem parecer arrogantes. Apreciam ambientes confortáveis e mesmo quando pobres, mantem um certo nível de sofisticação em seus lares. 
     Amizade e companheirismo são características fundamentais.
 Cores: azul claro, branco e prata
 Habitat: calunga grande (mar)
 Data comemorativa: 15 de agosto
 Dia da semana: sexta-feira
 Ervas: Trevo, Pata de Vaca, Erva Quaresma, dentre outras
 Signo: Peixes
 Cores da Guia: contas brancas e azul claras ou transparentes


Saudação: Odoiá! Odociaba!

Saravá a Rainha do Mar!
Saravá Mamãe Iemanjá!
Saravá a Umbanda!
Axé...

Fonte: Internet

OGUM


     Orixá guerreiro, Ogum é aquele que representa todas as batalhas da vida. Representado por São Jorge, é o Orixá protetor contra as guerras e contra diversas demandas espirituais.
     Ogum é a força do movimento. É ele quem protege os seguidores da Umbanda e as pessoas que sofrem perseguições espirituais ou materiais. 
     Ogum também é o senhor das estradas, a jornada do dia a dia e sua responsabilidade é a manutenção da lei e da ordem. 

Filhos de Ogum

     Os filhos de Ogum geralmente não se mantem fixos em apenas um lugar, portando gostam de viagens, do novo, de mudanças. 
     Apreciam a tecnologia, são curiosos e resistentes. Cheios de vontade, podem ser violentos. Sabem dar respostas de prontidão e tem grande capacidade de concentração. Coragem e franqueza são características absolutas.
 Cores: vermelho e branco
 Habitat: mata fechada
 Data comemorativa: 23 de abril
 Dia da semana: terça-feira
 Ervas: Aroeira, Como Ninguém Pode, Espada de São Jorge, dentre outras
 Signo: Áries
 Cores da Guia: contas vermelhas



Saudação: Ogunhê!

Saravá Senhor Ogum!
Saravá a Umbanda!
Axé...

Fonte: Internet

OXUM


     Oxum é a Orixá que domina as mulheres. 
     Orixá da fertilidade, do amor e do ouro. Protetora das gestantes e da juventude, é a senhora das águas doces. 
     Representa a beleza e a pureza, a moral e o modelo de mãe. 
     Muitas vezes é evocada em prol da limpeza fluídica dos seguidores e do ambiente dos templos. 
     Segundo a Umbanda, ela é o exemplo de mãe que nunca desampara seus filhos e ajuda a qualquer pessoa.

Filhos de Oxum

     Os filhos de Oxum amam espelhos (a figura de Oxum carrega um espelho na mão), jóias, ouro e se mostram sempre de forma impecável. 
     Tratam as pessoas com um carinho maternal e são muito sentimentais e românticos. 
     O próprio lar é o lugar preferido dos filhos de Oxum.
Cores: azul ou amarelo ouro
 Habitat: cachoeira, rios e lagos
Data comemorativa: 08 de dezembro
 Dia da semana: sábado
 Ervas: Camomila, Gengibre, Erva Cidreira, dentre outras
 Signo: Câncer
 Cores da Guia: contas de cristal azul claro



Saudação: Ora iê iê ô!

Saravá Mamãe Oxum!
Saravá a Umbanda!
Axé...

Fonte: Internet

OXALÁ


     Oxalá é o maior Orixá da Umbanda, estando abaixo apenas de Olorum, Deus Supremo. 
     Foi criado a partir do ar, que havia no início dos tempos, e das primeiras águas, pelo mesmo Deus Supremo, Olorum. 
     Representado por uma estrela de cinco pontas, é sincretizado como Jesus Cristo e representa a paz e a fé.
     Na umbanda, sua tarefa foi a de criação do ser humano. Ele envia vibrações que estimulam a fé individual, assim como irradiações que geram sentimentos de religiosidade. É aquele que determina o fim da vida de cada ser humano, é o momento de partir em paz. Representa o amor, bondade, pureza espiritual, e tudo aquilo que indica positividade.

Filhos de Oxalá

Os filhos deste Orixá são pessoas responsáveis, calmas, tranquilas, até mesmo nos momentos mais difíceis. São pessoas amáveis e pensativas. Marcam sua presença por onde passam, pois possuem a aura de autoridade e poder de Oxalá.
 Cores: branco e cristalino
 Habitat: praia deserta ou colina
 Data comemorativa: 25 de dezembro
 Dia da semana: sexta-feira
 Ervas: Camomila, Cravo, Coentro, Arruda, Erva Cidreira, dentre outras
 Signo: Aquário
Cores da Guia: contas brancas, leitosas ou de cristal

Saudação: Êpa Êpa Babá! 

Saravá nosso Pai Oxalá!
Saravá a Umbanda!
Axé...

Fonte:Internet