quinta-feira, 1 de junho de 2017

REFLEXÃO: MÉDIUM CONSCIENTE, SEMI-CONSCIENTE E INCONSCIENTE


     Perguntaram-me como se identifica o médium consciente, semi-consciente e inconsciente.

     Bem, a resposta é fácil...

UMBANDA, QUEM ÉS?

Lindo e emocionante...

... Levando ao mundo inteiro, a Bandeira de Oxalá!

Saravá a Umbanda Sagrada!
Salve sua Liturgia e seus Mistérios!
Salve todo Povo de Aruanda, todas as Falanges e todos os Trabalhadores da Lei!

Axé para quem é de Axé, Aleluia para quem é de Aleluia, Amém para quem é de Amém, Shalom, Namastê, e Salve todas as Sagradas Religiões fundamentadas na Lei do Pai Maior!

Acima de Deus, só Deus!



quarta-feira, 31 de maio de 2017

O FUMO E A BEBIDA NAS SESSÕES DE UMBANDA

     Muitos se perguntam se é realmente necessário o uso do fumo e bebida nas giras de Umbanda.

     Questão que gera inúmeras controvérsias é o fato dos guias e entidades que se manifestam através de seus médiuns utilizarem-se do fumo e de bebidas, o que leva alguns críticos da religião a classificarem-na como “baixo espiritismo” e estarem os espíritos que nela atuam em grau evolutivo inferior. Tal assertiva não passa do mais errôneo entendimento do que acontece na liturgia da Umbanda.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

A DIFERENÇA ENTRE SEU ANJO DA GUARDA E SEUS MENTORES

     A primeira diferença básica é que um Anjo nunca foi humano, nunca encarnou na terra, enquanto os Mentores geralmente já viveram como humanos, e na maioria das vezes já viveram com a gente, já foram alguém importante em nosso passado.

     Os Anjos são seres divinos que servem a nós e fazem a nossa ligação com os reinos ou sintonias mais altas.

     Existem muitas categorias de Anjos, a mais próxima de nós são os Anjos, e em segundo lugar os Arcanjos.

     Dentro da categoria de Anjos está o nosso Anjo da Guarda, que é um ser designado a nos acompanhar desde o momento do nosso nascimento até o momento da nossa morte. Este anjo pode ser visto por algumas pessoas como dois em vez de um, isso porque existe o aspecto masculino e feminino dele.

     Eles não têm sexo e se apresentam a nós conforme nossa imagem interior que guardamos deles desde crianças. Algumas pessoas os veem com asas e outras sem, justamente por isso.

CONTO: ENCONTRO DE UM FILÓSOFO COM UM PRETO-VELHO

     
Certo dia, um filósofo adentra a uma tenda de Umbanda e senta-se no banquinho de um Preto-Velho. Sua intenção era questionar, investigar; enfim, experimentar. 

     Ao se sentar, o Preto-Velho já sabia o que ele queria, mas mesmo assim saudou-o gentilmente e perguntou em que poderia ajudar. 

     O filósofo respondeu: Meu Preto-Velho, na era da biotecnologia vemos os cientistas avançarem cada vez mais nas pesquisas referentes à manipulação do material genético humano. Além disso, estamos na era do multiculturalismo, de forma tal que a diversidade, inclusive no sentido intelectual, se faz cada vez mais presente. 

     Pergunto eu: O que pode um Preto-Velho dizer sobre assuntos de tamanha complexidade? 

quinta-feira, 27 de abril de 2017

PEQUENAS SUGESTÕES PARA MELHORAR OS ATENDIMENTOS MEDIÚNICOS

     Ter a oportunidade de conversar com uma entidade incorporada em um médium comprometido com a espiritualidade é um privilégio para o consulente, para o médium e até mesmo para o próprio guia.

     Independente da condição em que nos encontramos todos, sem exceção, estamos em evolução e o que diferencia a evolução de cada um são nossos pensamentos, sentimentos, palavras e ações, enfim, as atitudes e posturas do nosso cotidiano. 

     Quando vamos ao terreiro sempre vamos em busca de algo e muitas vezes esquecemos que esse algo não vai vir de fora, não vai cair do céu. Com certeza vai depender do nosso merecimento e do nosso trabalho. 

     Outra coisa comum de se esquecer é que nenhuma situação se forma da noite para o dia. São longos períodos sem ação e sem reflexão que exigem persistência e equilíbrio para superação das condições adversas. Dificilmente uma situação que demorou muito tempo para se formar, se resolverá numa única consulta mediúnica. 

     Dependendo da ótica que você lê esse texto, pode ficar a impressão de passividade e de que sempre estamos errados. Que temos que ter paciência, que temos que ser resignados. Sim, temos que trabalhar tudo isso, mas se você, assim como eu, prefere ter uma atitude mais participativa, mais ativa, podemos pensar em algumas ideias para melhorar nossos atendimentos com os guias espirituais. 

     Algumas sugestões: 

terça-feira, 18 de abril de 2017

A POSTURA DO MÉDIUM NAS SESSÕES DE CARIDADE

Trecho do livro "Iniciando na Umbanda"  
Norberto Peixoto  

     Abrir os trabalhos de caridade é “destrancar” nosso templo interior de medos, recalques e preconceitos para sermos “ocupados” pelos Guias Espirituais.

     Todos participando de um mesmo ideal – doação ao próximo, somente com a calma interior, abstraindo­-se dos pensamentos intrusos que preenchem a mente com as preocupações ligadas às inseguranças diárias da sobrevivência da matéria, esvaziando o psiquismo periférico sintonizado aos sentidos ordinários do corpo físico, indo ao encontro do verdadeiro "Eu Interno", a essência espiritual imorredoura e atemporal que anima cada um de nós, em silêncio e serenados, conseguiremos ser instrumentos úteis de trabalho aos nossos mentores, enviados dos Orixás. 

quinta-feira, 13 de abril de 2017

PORQUE SOU UMBANDISTA?

Porquê?

     Porque Exu me ensinou que se eu desejo algo, eu tenho que conquistar!

     Porque a Pombagira me ensinou que o melhor amor não é amarrado!

     Porque os Baianos me ensinaram que a felicidade é uma permissão que temos que nos dar!

     Porque os Marinheiros me ensinaram que mesmo que a vida balance, o naufrágio só acontece se eu não me manter firme!

MEDIUNIDADE DE OGÃS

Mediunidade de Ogã (A importância do Atabaque)

     Os atabaques são sagrados, e tem a capacidade de através de seus toques e vibrações convocar os Orixás a terra.
     São código de acesso e chave para o mundo espiritual.

     Ser Ogã é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Congá, tocando músicas bonitas para as entidades, médiuns e assistentes.

     Ser Ogã é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, concentração, responsabilidade e mediunidade. 

     Sim, mediunidade!

     O Ogã também é médium, sabia?

terça-feira, 4 de abril de 2017

O QUE É SER UM OGAN DE UMBANDA?

     Ogan: Palavra de origem Bantu que significa: Chefe.

     Tanto na Umbanda, quanto no Candomblé, este cargo é muito respeitado, porém como este tópico é destinado a Umbanda, falaremos das suas atribuições na mesma.

     Dentro de um terreiro de Umbanda o Ogan é tal qual como o nome significa o chefe, aquele que vêm logo após a Mãe ou Pai no santo. Os Ogans não têm incorporação (estado de transe), e assim sendo em todas as vezes que a Mãe de santo ou o Pai de santo estiverem incorporados, os demais médiuns devem respeitá-los, tal como respeitam seu pai ou mãe no santo.
     O Ogan é os olhos da mãe de santo ou pai no santo, é a pessoa que observa e coordenar toda a parte ritualística do terreiro, para que tudo corra bem. Quando uma entidade é nova ou se faz presente pela primeira vez, é para o Ogan que ela se apresenta, e diz o seu nome, sua origem e risca o seu ponto, isso sempre na ausência da Mãe ou Pai no santo, quando os mesmos estão presentes, apenas chamam o Ogan para participar da conversa assim como da leitura do ponto. 

quinta-feira, 16 de março de 2017

O "C.E.U." MENSAGEIROS DE ARUANDA RECEBE EM SUA CASA REPRESENTANTES DA TRIBO KARIRI-XOCÓ

    
    
     O CENTRO ESPÍRITA UMBANDISTA "MENSAGEIROS DE "ARUANDA", felizmente comunica que receberá no dia 21 DE ABRIL (feriado), a visita da TRIBO INDÍGENA KARIRI-XOCÓ, representada pelo Pajé PAWANA e alguns índios, a partir das 14:00 hrs, com término previsto para as 20:00 hrs.

     Por volta das 16:00 hrs, será realizado um ritual de pajelança.

     Seremos agraciados com uma feira de artesanatos, e o Pajé conversará com todos os presentes, falando sobre alguns assuntos espirituais e da tribo.

     Será arrecadado na entrada um valor simbólico de R$ 2,00 (dois reais), que será totalmente revertido para a Tribo Indígena.

ESTÃO TODOS CONVIDADOS!

VENHAM RECEBER ESSE AXÉ!

PRESTIGIE A CULTURA BRASILEIRA, E AJUDE ESSA TRIBO INDÍGENA!





AXÉ, AXÉ AXÉ...




SAIBA MAIS SOBRE A ETNIA E A LUTA PELA TERRA KARIRI-XOCÓ


     O povo indígena da aldeia Kariri Xocó, localizada no município Porto Real do Colégio, estado de Alagoas, está realizando, neste momento, diversas mobilizações e ações para cobrarem representação efetiva e defesa da Funai, do Ministério Público e da Justiça, medidas cabíveis para a regulamentação definitiva, retomada de parte que falta de suas terras da Área Indígena Kariri Xocó, invadidas por fazendeiros e posseiros há décadas, há centenas de anos. Os Povos indígenas tem relação especial e única com a Terra e todos elementos da Natureza não apenas para sobrevivência física, mas histórica e espiritual mas para preservar sua cultura e mais ainda : O Planeta Terra !

GRUPO INDÍGENA SABUKÁ (KARIRI-XOCÓ)


Olá amigos!

     Em abril, o Grupo Indígena Sabuká, da etnia Kariri-Xocó (Alagoas), estará em São Paulo para realizar vivências, oficinas, cursos e palestras, com o objetivo de valorizar a cultura indígena.

     O trabalho do grupo, formado por aproximadamente 7 moradores da aldeia, consiste na realização de rodas de conversa, como forma de partilhar sua história, cultura e modos de viver e ver o mundo. Também são realizadas oficinas de pintura corporal de dança e de cantos – denominados Toré – exposição e venda de objetos patrimoniais- artesanatos.

     Nestes encontros as crianças, jovens e adultos podem tirar suas dúvidas, vivenciar e aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura Kariri-Xocó e sobre a história e a situação política dos povos indígenas nordestinos.

     O Núcleo Sociocultural Humaitá (clique para abrir), está auxiliando na produção e agendamento destas vivências. É também um modo de fortalecermos e divulgarmos a riqueza de conhecimentos do povo Kariri-Xocó bem como de sua luta por direito, à sobrevivência, à dignidade e às suas terras demarcadas.

     Caso você conheça alguém que possa se interessar por esta proposta (escolas, universidades, coletivos, associações, instituições religiosas, etc), encaminhe essa mensagem, e estará ajudando nesta missão de grande importância para a cultura Brasileira.

     Agendamento e informações: (11) 9-5468-7622 ou (19) 9-8815-9423
   

     Grande abraço!
     Ynatkié!




Axé, Axé, Axé...

terça-feira, 7 de março de 2017

SIMPLESMENTE EXU!

Por Cristian Siqueira

     A ação repressiva dos cristãos europeus sobre os negros africanos forjou o sincretismo entre Orixás e Santos e, consequentemente, Exu e o diabo cristão na sua forma mais primitiva, teologicamente.

     Na verdade, Exu é o Executor Divino, punindo aqueles que descumprem as ordens do alto, recompensando aqueles que fazem o que é correto. Ele nada faz por conta própria. Está sempre servindo de elemento de ligação entre Olorun e Orunmila ou então servindo aos Orixás; ele é a ponte entre o órun (céu) e o ayê (terra).

     Segundo a Teologia Yoruba, nenhum ser divino pode punir um Ara Aiyê (ser da terra), diretamente, sem a consulta a Olodumaré.