quarta-feira, 31 de maio de 2017

O FUMO E A BEBIDA NAS SESSÕES DE UMBANDA

     Muitos se perguntam se é realmente necessário o uso do fumo e bebida nas giras de Umbanda.

     Questão que gera inúmeras controvérsias é o fato dos guias e entidades que se manifestam através de seus médiuns utilizarem-se do fumo e de bebidas, o que leva alguns críticos da religião a classificarem-na como “baixo espiritismo” e estarem os espíritos que nela atuam em grau evolutivo inferior. Tal assertiva não passa do mais errôneo entendimento do que acontece na liturgia da Umbanda.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

A DIFERENÇA ENTRE SEU ANJO DA GUARDA E SEUS MENTORES

     A primeira diferença básica é que um Anjo nunca foi humano, nunca encarnou na terra, enquanto os Mentores geralmente já viveram como humanos, e na maioria das vezes já viveram com a gente, já foram alguém importante em nosso passado.

     Os Anjos são seres divinos que servem a nós e fazem a nossa ligação com os reinos ou sintonias mais altas.

     Existem muitas categorias de Anjos, a mais próxima de nós são os Anjos, e em segundo lugar os Arcanjos.

     Dentro da categoria de Anjos está o nosso Anjo da Guarda, que é um ser designado a nos acompanhar desde o momento do nosso nascimento até o momento da nossa morte. Este anjo pode ser visto por algumas pessoas como dois em vez de um, isso porque existe o aspecto masculino e feminino dele.

     Eles não têm sexo e se apresentam a nós conforme nossa imagem interior que guardamos deles desde crianças. Algumas pessoas os veem com asas e outras sem, justamente por isso.

CONTO: ENCONTRO DE UM FILÓSOFO COM UM PRETO-VELHO

     
Certo dia, um filósofo adentra a uma tenda de Umbanda e senta-se no banquinho de um Preto-Velho. Sua intenção era questionar, investigar; enfim, experimentar. 

     Ao se sentar, o Preto-Velho já sabia o que ele queria, mas mesmo assim saudou-o gentilmente e perguntou em que poderia ajudar. 

     O filósofo respondeu: Meu Preto-Velho, na era da biotecnologia vemos os cientistas avançarem cada vez mais nas pesquisas referentes à manipulação do material genético humano. Além disso, estamos na era do multiculturalismo, de forma tal que a diversidade, inclusive no sentido intelectual, se faz cada vez mais presente. 

     Pergunto eu: O que pode um Preto-Velho dizer sobre assuntos de tamanha complexidade?