quinta-feira, 5 de maio de 2016

METADE OGUM, METADE EXU. QUEM É OGUM XOROQUÊ?

Por Marcelo Moreno

(Magia do Axé)

     Na Umbanda, Ogum tem seus falangeiros, espíritos humanos que carregam seu nome e vibração, mas trabalhando em diversos pontos de atuação sob a vigência de diversos Orixás, como Beira-mar (falangeiros de Ogum na vibração de Iemanjá), Rompe-mato (falangeiros de Ogum na vibração de Odé) Megê (falangeiros de Ogum na vibração de Omulu), e assim em diante. 

     No Candomblé, temos as QUALIDADES do ORIXÁ Ogum, onde as mais populares são: Mèjéjé, Ogunjá, Alagbede, Wàris Oniré, e o famoso Xoroquê.


     O culto a Ogum Xoroquê é bem diverso. Seu nome tem algumas traduções como “ Aquele que grita mais alto” ou “Aquele que grita nas montanhas”. Alguns cultos o veem como Exu no caminho de Ogum; outros como Ogum no caminho de Exu. De qualquer maneira, possui os atributos dos dois, pois é o senhor do fogo (e da lava ainda quente) e das trilhas (caminhos nas montanhas). 

     É uma qualidade de Ogum/ Exu muito melindrosa, pois nela estão contidos dois polos, o positivo e o negativo, fazendo com que o Orixá consiga transitar entre essas duas vibrações. 

     Enquanto suas outras qualidades demandam de um Exu para trabalhar no negativo, este Ogum vai, ele mesmo, fazer o serviço, pois além de guerreiro é mestre na magia do oculto. No Jeje é o guardião dos ilês sendo fixado na porta de entrada do ilê. 

     Dizem os itãs que este Ogum/ Exu é muito raivoso, temperamental, esquentado, não sendo uma boa ideia invocá-lo por qualquer motivo, por qualquer coisa. 

     Deve-se ter o máximo de cuidado e respeito com essa qualidade (assim como todas, Ogum é um Orixá quente). Ele protege as oferendas postas nas encruzilhadas e adora pegar engraçadinhos que ousam profanar o despacho por “brincadeira”. 

     Veste o azul bem escuro, quase roxo, e também pode usar contas vermelhas, lembrando sua ligação com Exu. 



Saravá Ogum Xoroquê!
Jesse Jesse Patacori Ogum Yê!
Saravá a Umbanda!
Axé...




Fonte: www.colegiopenabranca.com.br, JUS, 191/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!

Ao comentar, por gentileza:
Não utilizar linguagem ofensiva, preconceituosa, racista, intolerante.

Ao postar links, preferencialmente aqueles que venham acrescentar ao conteúdo da postagem.

No mais, fique livre para expressar-se, dentro do contexto e com bom senso.

Esperamos que tenha gostado do blog e volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.