terça-feira, 23 de junho de 2015

PORQUE CULPAR OS ORIXÁS E OS ASTROS?

Por PH Alves
Texto publicado originalmente no Jornal de Umbanda Sagrada

     É muito comum vermos algumas pessoas culparem os Orixás e os Astros, dizendo que só porque é “filho” de tal Orixá, ou porque possui tal signo, tem esses ou aqueles defeitos ou qualidades.

     É bem comum encontrar pessoas que, quando estão nervosas, por exemplo, dizem que isso é por conta de ser filho de Ogum, ou então dizer: “eu estou impaciente porque eu sou Ariano”. Ou seja, é comum dizer que, de certa forma, a culpa não é nossa e, sim, dos Orixás ou dos Astros dos quais temos alguma regência. A questão é que, quando nós encarnamos, carregamos em vida determinadas qualidades e defeitos que conosco aqui estão para trabalharmos cada um deles. 
     Veja bem, as qualidades e defeitos que o FILHO possui, e não o Orixá. 

     Uma qualidade do filho de Ogum, por exemplo, é ser uma pessoa que tem um espírito de liderança e seu ímpeto é bastante evidente, porém, um dos defeitos do filho de Ogum é ser impaciente e irritado, bem semelhantes às características do signo de Áries, que possui esses mesmos defeitos e qualidades, mas isso não justifica você colocar seus defeitos nos Orixás ou nos Astros. 

     E aí cabe uma pergunta: por que, quando se trata das qualidades, nós queremos identificá-las como nossas e não como sendo do Orixá ou de Áries? 

     Só que, quando falamos de defeito, dizemos justamente o contrário: “Isso é coisa do meu Pai de Cabeça”. 

     O que temos que fazer é pararmos de colocar nossos defeitos e qualidades nos Orixás e começarmos a nos trabalhar. Devemos entendê-los e entender que tanto as qualidades quanto os defeitos fazem parte daquilo que nós precisamos lapidar para sabermos lidar com nosso ego e buscarmos uma forma de encontrar nosso equilíbrio interior. Para, então, finalmente, resolvermos aquilo que está pendente em nossa vida. 

     A partir de agora, pense bem antes de colocar a culpa nos Orixás ou no seu signo astral, pense que você tem um trabalho a realizar. 

     Para cada ato seu, a consequência também será somente sua; seja um defeito ou uma qualidade, ambos devem ser equilibrados e trabalhados, ambos devem ser colocados como algo a se pensar, refletir e meditar sempre; sejam essas ações positivas ou negativas, jamais devemos colocar a culpa nos outros, nos Astros, nos Orixás ou muito menos em Deus. 

     Para lhe ajudar nesse processo, pegue um caderno e separe uma folha em duas partes: uma para os seus defeitos e outra para suas qualidades. Coloque-os no caderno e reflita sobre você, analise o seu dia-a-dia e a você mesmo, e sempre que se lembrar de alguma outra qualidade ou defeito, anote novamente neste caderno. Faça esse exercício durante 30 dias e pense em como mudar e melhorar certas características suas. 

     Perceba o quanto você age de forma inconsciente. Pare, pense e medite sobre seus defeitos e, acima de tudo, aceite-os para que não se tornem algo maior e pior. 

     Pense também nas suas qualidades de forma positiva, trabalhando-as com humildade e não deixando que se tornem uma arma para o seu ego, provocando arrogância e soberba. Depois disso, simplesmente agradeça a Deus, aos Orixás e aos astros por terem lhe dado a oportunidade de buscar o equilíbrio e a conscientização do seu ser.


Saravá os Orixás!
Saravá Olorum!
Quem pode mais? Só Deus!
Saravá a Umbanda!
Axé...


Fonte: Jornal de Umbanda Sagrada, Ed. 169 - Jun 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!

Ao comentar, por gentileza:
Não utilizar linguagem ofensiva, preconceituosa, racista, intolerante.

Ao postar links, preferencialmente aqueles que venham acrescentar ao conteúdo da postagem.

No mais, fique livre para expressar-se, dentro do contexto e com bom senso.

Esperamos que tenha gostado do blog e volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.