quinta-feira, 16 de março de 2017

O "C.E.U." MENSAGEIROS DE ARUANDA RECEBE EM SUA CASA REPRESENTANTES DA TRIBO KARIRI-XOCÓ

    
    
     O CENTRO ESPÍRITA UMBANDISTA "MENSAGEIROS DE "ARUANDA", felizmente comunica que receberá no dia 21 DE ABRIL (feriado), a visita da TRIBO INDÍGENA KARIRI-XOCÓ, representada pelo Pajé PAWANA e alguns índios, a partir das 14:00 hrs, com término previsto para as 20:00 hrs.

     Por volta das 16:00 hrs, será realizado um ritual de pajelança.

     Seremos agraciados com uma feira de artesanatos, e o Pajé conversará com todos os presentes, falando sobre alguns assuntos espirituais e da tribo.

     Será arrecadado na entrada um valor simbólico de R$ 2,00 (dois reais), que será totalmente revertido para a Tribo Indígena.

ESTÃO TODOS CONVIDADOS!

VENHAM RECEBER ESSE AXÉ!

PRESTIGIE A CULTURA BRASILEIRA, E AJUDE ESSA TRIBO INDÍGENA!





AXÉ, AXÉ AXÉ...




SAIBA MAIS SOBRE A ETNIA E A LUTA PELA TERRA KARIRI-XOCÓ


     O povo indígena da aldeia Kariri Xocó, localizada no município Porto Real do Colégio, estado de Alagoas, está realizando, neste momento, diversas mobilizações e ações para cobrarem representação efetiva e defesa da Funai, do Ministério Público e da Justiça, medidas cabíveis para a regulamentação definitiva, retomada de parte que falta de suas terras da Área Indígena Kariri Xocó, invadidas por fazendeiros e posseiros há décadas, há centenas de anos. Os Povos indígenas tem relação especial e única com a Terra e todos elementos da Natureza não apenas para sobrevivência física, mas histórica e espiritual mas para preservar sua cultura e mais ainda : O Planeta Terra !

GRUPO INDÍGENA SABUKÁ (KARIRI-XOCÓ)


Olá amigos!

     Em abril, o Grupo Indígena Sabuká, da etnia Kariri-Xocó (Alagoas), estará em São Paulo para realizar vivências, oficinas, cursos e palestras, com o objetivo de valorizar a cultura indígena.

     O trabalho do grupo, formado por aproximadamente 7 moradores da aldeia, consiste na realização de rodas de conversa, como forma de partilhar sua história, cultura e modos de viver e ver o mundo. Também são realizadas oficinas de pintura corporal de dança e de cantos – denominados Toré – exposição e venda de objetos patrimoniais- artesanatos.

     Nestes encontros as crianças, jovens e adultos podem tirar suas dúvidas, vivenciar e aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura Kariri-Xocó e sobre a história e a situação política dos povos indígenas nordestinos.

     O Núcleo Sociocultural Humaitá (clique para abrir), está auxiliando na produção e agendamento destas vivências. É também um modo de fortalecermos e divulgarmos a riqueza de conhecimentos do povo Kariri-Xocó bem como de sua luta por direito, à sobrevivência, à dignidade e às suas terras demarcadas.

     Caso você conheça alguém que possa se interessar por esta proposta (escolas, universidades, coletivos, associações, instituições religiosas, etc), encaminhe essa mensagem, e estará ajudando nesta missão de grande importância para a cultura Brasileira.

     Agendamento e informações: (11) 9-5468-7622 ou (19) 9-8815-9423
   

     Grande abraço!
     Ynatkié!




Axé, Axé, Axé...

terça-feira, 7 de março de 2017

SIMPLESMENTE EXU!

Por Cristian Siqueira

     A ação repressiva dos cristãos europeus sobre os negros africanos forjou o sincretismo entre Orixás e Santos e, consequentemente, Exu e o diabo cristão na sua forma mais primitiva, teologicamente.

     Na verdade, Exu é o Executor Divino, punindo aqueles que descumprem as ordens do alto, recompensando aqueles que fazem o que é correto. Ele nada faz por conta própria. Está sempre servindo de elemento de ligação entre Olorun e Orunmila ou então servindo aos Orixás; ele é a ponte entre o órun (céu) e o ayê (terra).

     Segundo a Teologia Yoruba, nenhum ser divino pode punir um Ara Aiyê (ser da terra), diretamente, sem a consulta a Olodumaré.